top of page
Buscar

Hospital de Capelinha faz cirurgia inédita com tecnologia a laser em tratamento de Pedras nos Rins

  • Redação
  • 3 de mar. de 2023
  • 1 min de leitura

A Fundação Hospitalar São Vicente de Paulo (FHSVP) realizou pela primeira vez uma cirurgia inédita na região, a Ureterorrenolitotripsia flexível a laser, um procedimento que trata pedras nos rins através de um equipamento a laser via canal da uretra, sem cortes.


A tecnologia apesar existente já há algum tempo, só era realizada em hospitais de grandes centros como Belo Horizonte, São Paulo ou Rio de Janeiro.


Na ureterorrenolitotripsia flexível, uma câmera, fina e flexível é introduzida através da uretra, passa pela bexiga e alcança o rim. Esse aparelho é controlado pelo cirurgião e permite olhar para cima, para baixo, para direita e esquerda. Isso garante uma exploração minuciosa e completa do rim.

Identificadas as pedras, introduz-se uma fibra de laser pelo equipamento e pulverizamos os cálculos renais.


O paciente recebe alta em até 24 horas depois da cirurgia com as instruções sobre o pós operatório.






Dr. Carlos Eduardo | Urologista

A CIRURGIA - Segundo Dr. Carlos Eduardo Esteves, médico urologista da Fundação, uma paciente, embora jovem, apresentava um quadro crônico de pedras nos rins já há alguns meses, cujo tratamento medicamentoso não surtia efeitos, sendo necessário a cirurgia.


Para Dr. Carlos a tecnologia da cirurgia a laser realizada na fundação foi um marco para a cidade e toda a região, pois é uma inovação presente apenas nos grandes centros e agora disponível no Hospital de Capelinha, o que viabiliza o tratamento da população sem a necessidade de realizar as cirurgias na capital, longe de casa.

 
 
 

Comentários


  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2022 por FHSVP. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page